Dinheiro e Direitos

Seus benefícios estão aqui!

Quem mora fora do Brasil pode receber benefícios do INSS? Veja as regras, valores e como funciona!

Quem mora fora do Brasil pode receber benefícios do INSS? Essa pergunta é feita por muitos cidadãos que pretender viver o sonho de morar em outro país. No entanto, para a surpresa de muitos, ainda é possível continuar recebendo os salários previdenciários sem nenhum tipo de problema. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Quem mora fora do Brasil pode receber benefícios do INSS? Veja as regras, valores e como funciona! (Imagem: Autor desconhecido)

Muitos não sabem, mas o brasileiro que vive fora do país pode contribuir com o INSS como Segurado Facultativo. Assim, além de assegurar os benefícios da Previdência Social, o período no exterior também será considerado para a aposentadoria. E, se o país de residência tiver acordo internacional de previdência com o Brasil, o cidadão poderá acumular duas aposentadorias, uma de cada país.

Para ampliar as opções e garantir proteção aos brasileiros no exterior, o Governo Federal, através do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem trabalhado em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS) para estabelecer novos acordos previdenciários com outras nações.

Principais benefícios do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelo pagamento de milhões de aposentados e pensionistas em território brasileiro. Além disso, oferece diversos benefícios para aqueles que contribuem com a Previdência Social, incluindo aposentadorias por idade, invalidez e tempo de contribuição, além de pensão por morte, auxílios diversos, salário-maternidade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Importante ressaltar que todos os trabalhadores brasileiros que contribuem ou já contribuíram com a Previdência Social têm direito aos benefícios previdenciários, inclusive os Microempreendedores Individuais (MEI). Vale destacar que os dois últimos benefícios citados, o LOAS e a pensão especial mensal vitalícia, não requerem contribuição previdenciária, pois possuem caráter assistencial.

Portanto, para os milhões de brasileiros que vivem além das fronteiras do país, a Previdência Social continua sendo uma garantia essencial para proteção e tranquilidade em diferentes momentos da vida. Mantenha-se informado, contribua e assegure seus direitos, onde quer que você esteja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página